LISTA DE LIVROS

Minha Estante



A ARTE DE CORRER NA CHUVA
A MULHER DO VIAJANTE NO TEMPO
AI, DE TI, COPACABANA
CAFÉ DA MANHÃ EXISTENCIALISTA
CALLÍOPE - A MULHER DE ATENAS
EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR (POPPER)
FILOSOFANDO (INTRODUÇÃO À FILOSOFIA)
FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA
NASSAU
O CAÇADOR DE PIPAS
O CASARÃO VERDE
O FUTURO DA HUMANIDADE (AUGUSTO CURY)
O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
O NEGOCIADOR
O SÁBIO E O EXCUTIVO
O SEMEADOR DE IDEIAS
O VENDEDOR DE SONHOS (A REVOLUÇÃO)
O VENDEDOR DE SONHOS (O CHAMADO)
PRENDAM GIOVANNI IMPROTTA (AGUINALDO SILVA)
RETRATO DO ESTRANGEIRO (CLAUDIA BARCELOS)


Em Fora de mim, a autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes "percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, (...) e sobe do chão um silêncio absoluto, (...) a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda."

A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle.

Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega aqui é um vício sem saída.